sábado, 9 de abril de 2011

O que seria de nós sem o padeiro? Toda profissão tem o seu valor.



   Estava lendo um livro de Miguel Sanches Neto e nas entre linhas viajei, pensando no valor de cada profissão. Fechei o livro e fiquei olhando-o, imediatamente me veio a mente a importância da bibliotecária se não fosse por ela eu não estaria aqui no meu quarto lendo os livros maravilhosos que já li emprestados da biblioteca.
   Penso agora nas profissões rotuladas como "menos valorizadas" (ou desvalorizada por parte da sociedade egoísta) como o padeiro, hum.. ele é o grande responsável por aquele pão quentinho, macio e gostoso que saboreio na maioria das minhas manhãs. O gari que deixa as ruas por onde ando (e por onde não ando) mais limpas. O professor, que deveria ter seu bem estimado valor (por mim é uma das profissões mais importantes), é com imensa ternura e estima que descrevo a respeito do mesmo.  Era a professora do jardim de infância que passava a manhã toda me ajudando a desenhar e a pontilhar os mais estranhos e abstratos desenhos (risos). A do fundamental me ensinava a entender melhor os cálculos de matemática, as estórias de história a diferença entre 'z' e 's'. A mestra do ginásio me incentivou a levar os estudos mais a sério, me fazendo enxergar o quanto aquilo seria importante mais tarde e agora no final do ensino médio vejo como em um filme inacabado a relevância dessa profissão.
   E já que o assunto é profissão, acho que mãe deveria ser um cargo muito bem remunerado (risos). Sou apenas filha, mas as vezes tento me colocar na posição da minha mãe referente a mim, em algumas situações faço um enorme esforço, mas nem sempre consigo me colocar na posição dela. E as poucas vezes que consigo me  posso enxergar o quanto é difícil. São inúmeras as ocasiões que disse a mim mesma "minha mãe não me entende". Em certas situações eu me acho certa, mas em outras... nem tanto, admito que diversas vezes nem eu mesma me entendo. Que filho (a) nunca se deparou com essa frase? Eu não sou a 1  e talvez não serei a última. Não faço a menor ideia do porquê que ela não me entende, pra mim a resposta está a um palmo no nariz. Complicado... Mas, com certeza MÃE deveria ser uma tarefa remunerada (risos).


   Independente da profissão que você tenha (ou vá ter) faça-a com o coração, senão você terá sérios riscos de se frustrar! 



Um comentário: